noticias877 Seja bem vindo ao nosso site Ed Oliveira Radio!

Brasil

Censo 2022 é concluído em 46 municípios do RN, diz IBGE

Coleta de dados foi concluída em mais de 75% dos 5.972 setores censitários existentes no estado até esta quinta-feira (10).

Publicada em 11/11/22 às 19:13h - 46 visualizações

G1-RN


Compartilhe
Compartilhar a noticia Censo 2022 é concluído em 46 municípios do RN, diz IBGE  Compartilhar a noticia Censo 2022 é concluído em 46 municípios do RN, diz IBGE  Compartilhar a noticia Censo 2022 é concluído em 46 municípios do RN, diz IBGE

Link da Notícia:

Censo 2022 é concluído em 46 municípios do RN, diz IBGE
Serra de São Bento foi o primeiro município do RN a ter o Censo concluído, segundo o IBGE — Foto: IBGE/Divulgação  (Foto: IBGE/Divulgação)

O Censo 2022 foi concluído em 46 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, até esta quinta-feira (10), segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Segundo o órgão, a coleta dos dados já foi concluída em mais de 75% dos 5.972 setores censitários existentes no estado - os setores censitários são uma divisão do território, usada pelo IBGE para facilitar o trabalho de pesquisa.

 

O Censo 2022 começou a fase de coleta em agosto e tinha o fim previsto para outubro, mas foi adiado por causa do atraso registrado em todo o país. A previsão do IBGE é de que o trabalho seja concluído no Rio Grande do Norte ainda em novembro.

 

O município de Serra de São Bento, localizado no Agreste potiguar, foi o primeiro no qual a pesquisa censitária foi totalmente, no estado.

 

Agente censitária supervisora responsável pelo município, Francisca Nunes, acredita que o recenseamento no município terminou primeiro em decorrência de uma série de fatores. Entre eles, o fato de a população local conhecer os recenseadores.

 

“A familiaridade da população com os recenseadores e o empenho que eles tiveram para explicar a importância do Censo foram fundamentais para a excelência do trabalho”, disse.

 

A tal familiaridade do povo com os recenseadores também foi apontada pelo Coordenador de Subárea (CCS) de Nova Cruz, Diogo Bráulio. Ele coordena a coleta em Nova Cruz, Serra de São Bento, Várzea e mais quatro municípios.

 

“Em meio a tanta desinformação, ter recenseadores identificados com os locais onde trabalham faz com que os moradores tenham mais segurança para fornecer as informações para o IBGE”, diz.

 

Menor município do Rio Grande do Norte, Viçosa não teve nenhuma recusa e nenhuma ausência na pesquisa do IBGE. O município também foi um dos primeiros a ter o trabalho encerrado.

 

Localizado no Oeste potiguar, na subárea de Martins, Viçosa tinha uma população de 1.618 habitantes em 2010. Para a secretária de Educação, Alaene Alves, “as dimensões do município também contribuíram para a conclusão precoce da coleta em Viçosa”.

 

Ela ainda afirma que o fato de o município possuir uma população rural pequena permitiu que os recenseadores direcionassem seus esforços na conclusão dos setores localizados na zona urbana, onde está concentrada mais de 95% da população.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99126-5151

Visitas: 866691
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2024 - Ed Oliveira Radio
Converse conosco pelo Whatsapp!