O Policial Rodoviário Federal Tiago Queiroz escreveu um texto no qual rebate a ideia do ministro do STF Gilmar Mendes, que citando o ‘caso Genivaldo’ e a morte da menina Heloísa Santos, afirmou nas redes sociais que a existência da PRF deveria ser repensada.
Leia abaixo o texto:
Não, Ministro!
Nossa existência não precisa ser repensada!
Somos uma Instituição importantíssima para o país!
Somos um órgão formado por milhares de PRFs e Servidores Administrativos que se lamentam profundamente pela perda de vidas como a do Genivaldo e da pequena Heloísa.
E, obviamente, nos indignamos com os nossos erros…
E, também nos solidarizamos imensamente com a dor daqueles que perderam vidas tão especiais…
Mas a verdade, Ministro, é que a PRF lamenta muito seus erros, mas não os esconde; antes, levantamos a cabeça com o olhar fixo para corrigí-los.
Nossa existência não precisa ser repensada porque somos uma Instituição dos brasileiros…e de todos os brasileiros, independente de cor, idade, credo, profissão ou oportunismo político de momento….
Somos uma instituição incrustada em todos os rincões do país e no coração desse país.
Nossa capilaridade, nossas informações e poder de mobilidade viajam todas as rodovias do Brasil para salvar mães em trabalho de parto, pessoas gravemente feridas, bebês engasgados, yanomamis famintos, escravos desesperançados, pessoas perdidas e até sexualmente abusadas….
Nos juntamos, com o maior amor do mundo, e na maior rapidez possível, para doar sangue, levar alimentos, cobertores, educação e calor humano e até lutar contra o câncer infantil…
E isso tudo, Excelentíssimo Ministro… convivendo todos os dias…em cada plantão, em cada abordagem, e sob o domínio de grandes emoções, com o êxito ou com o erro, na palma de nossas mãos. Mas, não! Não lamentamos e muito menos paramos por isso!
Não vamos nos ater a números. Eles são desnecessários. Mas saiba, Ministro, que a PRF é o órgão que mais apreende drogas no Mundo. Isso mesmo, no mundo!
Combatemos o crime com excelência, fazemos o nosso papel na segurança pública com a menor margem de erro policial dentre todos os demais órgãos de segurança pública (em comparação ao número de abordagens), e tudo isso… com o olhar repleto de respeito e atenção à vulnerabilidade de cada pessoa e, induzindo responsabilidade social e sócio-ambiental a cada plantão!
É isso mesmo Ministro, responsabilidade sócio-ambiental também é um valor importante aqui. Resgatamos animais atropelados, que precisam de socorro ou à beira da extinção. Protegemos nossas florestas e também estamos no céu, terra e mar cuidando da nossa Casa Comum.
Ah Ministro, a PRF é uma Instituição, composta por valorosos servidores de carreira; policiais vocacionados, que atuam no limiar do perigo todos os dias e, ainda assim, dispostos ao aprimoramento constante para atuarem de maneira cordial, Republicana e com altíssimo grau de eficiência operacional e social.
Ahh Ministro, me perdoe a metáfora, mas com toda lhaneza, saiba que a PRF tem Competência, tem Caráter e também tem Sangue e Coração que pulsa…
Há aqui, no Coração desta Instituição, uma Integridade Sublime, Honrada e que não admite ser conspurcada!!!
Não nos condenarão à inexistência tão levianamente, Ministro! Exigimos respeito.
Temos História, temos 95 anos de Existência e uma Dignidade Institucional construída sobre os ombros, suor e devoção de gerações de PRFs e servidores que não admitem tamanha irreflexão!
Sim, Ministro, repensaremos nossa atuação, nossos procedimentos; revisaremos nossos atos, todos os dias se preciso for…para servir melhor, para nos doarmos mais e melhor para cada brasileiro….
Mas saiba, Ministro, não deixaremos de existir…porque amamos o que fazemos e faremos cada dia melhor!!!
Com todo respeito, mas indignado,
PRF TIAGO QUEIROZ