Um acordo extrajudicial firmado nesta terça-feira (25) entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Natal (Seturn) e a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte estabelece que, além da gratuidade, o município coloque 100% da frota de ônibus nas ruas e divulgue os horários das linhas no domingo (30), dia do segundo turno das eleições.
Na noite de segunda-feira (24), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou que os ônibus da capital terão gratuidade no dia das eleições. O governo do RN também colocou gratuidade nas viagens intermunicipais para quem precisa votar no interior do estado.
No documento firmado na sede da Defensoria Pública, quatro cláusulas foram firmadas. Entre elas, está "o funcionamento de 100% das linhas que circulam ordinariamente no sistema de transporte público regular" de Natal, "equivalendo a 51 linhas em operação, acrescidas de um veículo nas seguintes linhas: 41A, 33A, 33B e 52".
Ao todo, o acordo é que 145 veículos estejam nas ruas no domingo, representando um "reforço de aproximadamente 40% da frota de um domingo regular".
A outra cláusula estabelece que a prefeitura de Natal regulamentará "o formato da gratuidade da tarifa de transporte coletivo urbano" e que "o quadro de horário do serviço de transporte, no segundo turno das eleições, será devidamente divulgado pelo Seturn e pela STTU", que devem informar "acerca dos horários de saída de cada linha, e de seus respectivos terminais".
A STTU informou que o horário do transporte gratuito para toda população será das 6h às 19h, "com catraca livre". Segundo a pasta, os horários das linhas da operação especial de domingo estarão disponibilizados no site www.natal.rn.gov.br/sttu na quinta-feira (27).