O número de multas de trânsito na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Natal, aumentou de forma expressiva após a instalação do sistema de fiscalização eletrônico em vias estaduais. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran RN), em janeiro deste ano foram registradas 320 autuações na via, número que saltou para 7.025 em fevereiro, representando um aumento de 2.095,31%. Em março, foram registradas 250 multas, mas os dados foram compilados somente até o dia 15.
Já na avenuda João Medeiros Filho, também houve um aumento no número de autuações. Em dezembro, foram registradas 2.951 multas, número que subiu para 3.507 em janeiro e 4.553 em fevereiro. Até 15 de março, o Detran registrou 237 autuações na via.
A maioria das multas aplicadas foi por avançar semáforos vermelhos após as 23h nessas vias e em outras, como o trecho da Rota do Sol entre os conjuntos Alagamar e Ponta Negra.
É importante destacar que, nas vias sob jurisdição da STTU, em Natal, é permitido avançar nos semáforos vermelhos das 23h às 5h.No entanto, muitos condutores não sabem quais são as vias estaduais e federais e acabam cometendo a infração sem saber que é proibido. Eles ultrapassam os sinais vermelhos em rodovias estaduais, os radares instalados pelo Detran RN fotografam os veículos e a multa é registrada.