O Enem 2022 registrou um dado significativo para a região Nordeste. Dos 19 estudantes que conquistaram a nota máxima na redação do exame, dez são nordestinos e dois desses estão no Rio Grande do Norte. Os dados foram confirmados nesta quinta (9), através do Portal Nacional da Educação (PNE).
Ao todo, mais de 3 milhões de estudantes se inscreveram para as versões impressa e digital do exame. Um dos potiguares agraciados com a nota máxima foi a estudante Eduarda Braz, de Natal.
Eduarda, ou “Duda”, como é conhecida, tem 17 anos e é aluna do Colégio Salesiano. Ela afirma que enfrentou uma longa e cansativa rotina de preparação para o ENEM durante o ano passado. Ela disse que houve dias em que chegou a virar noites inteiras apenas para estudar. “Eu me cobro bastante e dizia para mim ‘você precisa estudar’. Quando eu vi a nota, fiquei em choque. Sou manteiga derretida e chorei”, comentou.
Outro exemplo de superação é o aluno Victor Ramos, do CEI Romualdo Galvão. Em 2021, o estudante conta que não tinha o desempenho satisfatório para cursar a faculdade dos seus sonhos, que é Direito. Por isso, se tornou monitor de redação durante o ultimo ano de ensino médio para melhorar suas notas. “Toda semana tentava fazer uma redação por semana, no mínimo”, relata. Foi monitor também nas disciplinas de história, filosofia e sociologia. Nesse tempo, se interessou mais pela leitura.