Pelo menos sete aviões de guerra russos foram destruídos após explosões abalarem a Crimeia na terça-feira (9), mostram novas imagens de satélite, no que a pesquisa da CNN descobriu que poderia ser a maior perda de aeronaves militares de Moscou em um único dia desde a Segunda Guerra Mundial.
Os aviões de guerra destruídos parecem ser bombardeiros Su-24 e caças multifunção Su-30, disse Peter Layton, membro do Griffith Asia Institute e ex-piloto da Força Aérea Australiana, que examinou fotos de satélite da empresa de monitoramento Planet Lab mostrando a Base Aérea de Saki antes e após as explosões.
Mais dois aviões de guerra parecem ter sido danificados, disse Layton. Na quarta-feira, as forças armadas ucranianas adicionaram nove aeronaves à contagem de equipamentos militares russos que dizem ter sido destruídos desde que a invasão russa da Ucrânia começou em fevereiro.
O Ministério da Defesa ucraniano disse que não poderia determinar a causa das explosões na base aérea, que fica 225 km atrás da linha de frente russa, de acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra.
O Ministério da Defesa russo disse que as explosões foram causadas por munição de aviação, mas não disse como ela foi detonada.
Vídeo nas mídias sociais, verificado e geolocalizado pela CNN como sendo da base aérea, mostra fumaça subindo da base antes de ser abalada por três grandes explosões de fogo que enviam nuvens de cogumelos negros para o céu. Duas das explosões acontecem quase simultaneamente e uma terceira ocorre logo depois.
As fotos de satélite também mostram que as explosões queimaram uma faixa de vegetação ao redor de uma parte da base aérea.