Com a morte da rainha Elizabeth II, anunciada nesta quinta-feira (8), seu primogênito, agora rei Charles III, assume o trono do Reino Unido.
Nesse caso, o príncipe William de Galles, primogênito do novo monarca, assume o primeiro lugar na linha de sucessão.
No caso da monarquia inglesa, a ordem da sucessão estabelece qual membro da Família Real assume quando o atual monarca morre ou abdica. Funciona de maneira hereditária: o primeiro na linha, herdeiro do trono, é o filho primogênito.
História
O príncipe William de Galles, cujo verdadeiro nome é William Arthur Philip Louis, nasceu em 21 de junho de 1982, em Londres, no Reino Unido.
É filho mais velho do Príncipe Charles com a Lady Diana, que faleceu em 1997 após sofrer um acidente de carro em Paris.
O príncipe é casado com Kate Middleton, e com ela tem 3 filhos: o príncipe George, nascido em 2013 e agora segundo na linha de sucessão, a princesa Charlotte, nascida em 2015 e terceira na linha de sucessão, e o príncipe Louis, nascido em 2018, quarto na linha de sucessão.
Em quinto e sexto lugar está, respectivamente, o irmão de William, príncipe Harry — que abdicou de suas funções de membro da realeza, mas permanece na linha de sucessão — e seu filho com Megan Markle, Archie Harrison, nascido em 2018.
Funções
Após completar seus estudos, de 2006 a 2013, William serviu às Forças Armadas do Reino Unido, da qual sua falecida avó era comandante.
Em 2021, a rainha o nomeou para uma nova função: Lorde do Alto Comissário da Assembleia Geral da Igreja da Escócia.
Sua função é trabalhar para “manter a relação entre o Estado e a Igreja”, diz o site oficial da família real.