O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em uma reunião televisionada com professores nesta quarta-feira (5) que a Rússia tem “grande respeito” pelo povo ucraniano, apesar do que chamou de “situação atual”.
Referindo-se às quatro regiões ucranianas parcialmente controladas pela Rússia que ele declarou território russo na última sexta-feira, Putin disse esperar que a situação lá se “estabilize”.
As forças russas sofreram perdas significativas em duas das quatro regiões desde sexta-feira, quando Putin assinou tratados para incorporá-las à Rússia após o que chamou de referendos – exercícios que a Ucrânia e o Ocidente denunciaram como coercitivos e ilegais.
“Partimos do fato de que a situação será estabilizada, seremos capazes de desenvolver calmamente esses territórios”, disse Putin em comentários televisionados.
Mais cedo, seu porta-voz disse que as quatro regiões enfrentam um intenso processo de adaptação e que seria difícil.
Se recuperando dos ganhos ucranianos nas últimas semanas, a Rússia não controla totalmente nenhuma das quatro regiões. Em dois deles, ainda não definiu os limites do território que reivindica.
Putin, falando em uma cerimônia de premiação para professores, também disse que tinha grande respeito pelo povo ucraniano.
“Nós sempre, e até hoje, apesar da tragédia atual, temos grande respeito pelo povo ucraniano, cultura ucraniana, idioma, literatura e assim por diante”, disse ele.
Dezenas de milhares de pessoas foram mortas e milhões de ucranianos fugiram de suas casas