noticias683 Seja bem vindo ao nosso site Ed Oliveira Radio!

Mundo

Assembleia-Geral da ONU condena anexação de territórios ucranianos pela Rússia

Resolução foi votada nesta quarta-feira (12); comunidade internacional considera ação russa ilegal e uma violação à Carta das Nações Unidas.

Publicada em 12/10/22 às 18:24h - 64 visualizações

CNN Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia Assembleia-Geral da ONU condena anexação de territórios ucranianos pela Rússia  Compartilhar a noticia Assembleia-Geral da ONU condena anexação de territórios ucranianos pela Rússia  Compartilhar a noticia Assembleia-Geral da ONU condena anexação de territórios ucranianos pela Rússia

Link da Notícia:

Assembleia-Geral da ONU condena anexação de territórios ucranianos pela Rússia
 (Foto: Reprodução/ONU)

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quarta-feira (12) uma resolução que condena os “referendos ilegais” da Rússia e a “tentativa de anexação” de territórios ucranianos. Se posicionaram a favor da medida 143 países; 5 votaram contra; e 35 se abstiveram.

 

As nações contrárias ao projeto foram Rússia, Síria, Nicarágua, Coreia do Norte e Belarus. A China foi um dos Estados que se abstiveram, enquanto o Brasil votou pela adoção do texto.

 

Segundo a resolução, a anexação das regiões de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia é “uma violação da integridade territorial e soberania da Ucrânia e incompatível com os princípios da Carta [da ONU]”.

 

Ela também reconhece que os referendos “não têm validade sob direito internacional e não constituem base para qualquer alteração do status dessas regiões da Ucrânia“.

 

Outro ponto da resolução aprovada nesta quarta é a exigência de que a Rússia reverta as decisões sobre as regiões citadas. A ONU também apela para que Estados e organizações internacionais não reconheçam a anexação e não participem de negociações ou ações que possam ser interpretadas como tal.

 

Na Assembleia, foram ouvidos representantes de diversos países, que endereçaram o tema. Após as falas iniciais e a votação, alguns diplomatas explicaram seu posicionamento.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84)99126-5151

Visitas: 871023
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2024 - Ed Oliveira Radio
Converse conosco pelo Whatsapp!