O serviço de inteligência dos Estados Unidos desconfia que o governo de Vladimir Putin adiou a retirada de suas tropas da cidade ucraniana de Kherson para não beneficiar Joe Biden nas eleições norte-americana de meio de mandato. A informação foi divulgada pela CNN, com base nos relatos de quatro fontes próximas à inteligência dos EUA.
Ainda que seja apenas uma desconfiança — e que se possa questionar se de fato a retirada interferiria nas eleições legislativas — , o governo norte-americano interpreta a suspeita como mais um indício da intenção de Putin de influenciar em seu processo democrático. A aposta num aumento da força dos republicanos se justificaria pela expectativa de que eles estariam menos inclinados a apoiar a resistência ucraniana.
Biden chegou a mencionar essa interpretação durante entrevista coletiva na quarta-feira (10) passada. “Acho interessante que eles esperaram até depois da eleição para tomar essa decisão, o que sabíamos há algum tempo que eles fariam, e é uma evidência do fato de que eles têm alguns problemas reais – o exército russo”, disse o presidente norte-americano.