A Apple anunciou sua nova linha de smartphones na quarta-feira (7), que incluem o novo iPhone 14, com tela de 6,1 polegadas, e o iPhone 14 Plus, com tela maior de 6,7 polegadas. O primeiro custará US$ 799, enquanto o14 Plus será vendido por US$ 899.
“Como você pode ver, estamos expandindo com o iPhone 14 e ainda mais com o iPhone 14 plus”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, ao apresentar a linha.
O novo smartphone elimina a necessidade de um cartão SIM físico e, em vez disso, usa um cartão digital, chamado de “e-SIM”. Com esta opção, o usuário pode armazenar vários e-SIMs no mesmo dispositivo e ter múltiplos planos de celular e números de telefone no mesmo aparelho.
Ele também impede que outras pessoas removam o cartão SIM físico do iPhone se ele for perdido ou roubado. Entre as outras características anunciadas, a nova geração de smartphones da empresa apresenta maior duração da bateria e vidro de smartphone com “escudo de cerâmica”.
O iPhone 14 usa o mesmo chip do modelo iPhone 13 Pro do ano passado (o A15) – esta é a primeira vez que a Apple repete um chip em anos. O aparelho vem com uma câmera principal de 12 MP com pixels maiores, uma abertura mais rápida e sensores aprimorados.
Pela primeira vez, a nova câmera frontal possui foco automático, permitindo focar em várias distâncias com pouca luz para melhores selfies individuais e em grupo. Ele também possui um novo modo de ação que permite aos usuários manter os vídeos estáveis enquanto se movem.
O iPhone 14 e o iPhone 14 Pro estarão disponíveis em cinco cores: meia-noite, luz das estrelas, azul, roxo e vermelho.
Conectividade via satélite
A Apple também anunciou um recurso de conectividade via satélite de longa data, chamado “Emergency SOS via Satellite”. A ferramenta destina-se a ajudar as pessoas a se comunicarem quando seu serviço de celular não estiver funcionando – um processo que a Apple disse estudar há anos para tornar realidade.
A empresa afirmou que projetou e construiu uma tecnologia específica para que o iPhone 14 possa se conectar a satélites quando não estiver perto de uma torre terrestre. Ao permitir que os usuários apontem seus dispositivos para um satélite, que o telefone ajudará a localizar, eles poderão enviar e receber informações para obter ajuda de emergência.
A empresa disse que criou um mecanismo de compactação de texto curto para condensar mensagens que levam cerca de 15 segundos para serem enviadas se o usuário tiver uma visão clara do céu.
Assim que o mecanismo for acionado, a Apple disse que os provedores locais serão alertados para ajudar a pedir ajuda.